TRATAMENTOS » ENDODONTIA (Desvitalização)

ENDODONTIA (Desvitalização)

A Endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente, através da desvitalização. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na renovação do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, Infectado ou necrosado (morto).

Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.

Por que é importante realizar a endodontia ou tratamento de canal?

Tratar o canal do dente lesionado é importante para:

• Evitar a necessidade de extração do dente.
  • Prevenir infecções que podem ser muito perigosas.

Quais são os procedimentos para se tratar um canal dentário?

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao dentista, dependendo do caso.

Primeiramente, é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

Em seguida a polpa infecionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Para finalizar o tratamento, a restauração é removida e a cavidade da polpa e os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível)é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar o seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da Confecção da coroa.

Infante Clínica Dentária

Na Infante Clínica Dentária, contamos com uma equipa profissional licenciada a mais de vinte anos, que têm a missão de influenciar positivamente na autoestima, vida social e pessoal de seus pacientes, através da harmonização do seu sorriso.

219823077
geral@infanteclinicadentaria.pt