TRATAMENTOS » PERIODONTIA

PERIODONTIA

A Periodontia é uma especialidade da medicina dentária responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

O que é Doença Periodontal?

Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza oral doméstica com o fio dental e escova. Mais limpezas periódicas, de 6 em 6 meses, feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retenções gengivais, retenções de alimentos, inchaço, entre outos.

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como o deslocamento na posição do dente, a retenção gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

Infante Clínica Dentária

Na Infante Clínica Dentária, contamos com uma equipa profissional licenciada a mais de vinte anos, que têm a missão de influenciar positivamente na autoestima, vida social e pessoal de seus pacientes, através da harmonização do seu sorriso.

219823077
geral@infanteclinicadentaria.pt